Prefeitura entrega nova escola em Cajazeiras VIII e mais do que dobra vagas para Educação Infantil

Notícias Locais

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho e Gilvan Santos / Secom PMS

O novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rafael Oliveira, em Cajazeiras VIII, foi inaugurado pela Prefeitura de Salvador na manhã desta terça-feira (9), após passar por uma reconstrução completa. A unidade de ensino teve a sua capacidade ampliada de 158 vagas para 380 estudantes e o número de salas de aula dobrou, passando de cinco para 10, sendo todas climatizadas. O prefeito Bruno Reis esteve no local para realizar a entrega, ao lado do secretário municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas.

Para a construção da nova escola, foram investidos R$10,5 milhões, recursos oriundos do próprio município, como frisou Bruno Reis. “Não é com dinheiro da União, que infelizmente não cobre nem um terço do investimento que fazemos na nossa rede, nem fruto de negociação com o setor privado. É dinheiro de vocês, que a gente administra com responsabilidade, brigando por cada real”, destacou.

“Não tenho dúvidas de que essas crianças, que terão aqui a oportunidade de Educação Infantil (até os seis anos de idade) e depois seguirão para o Fundamental I e II, estarão preparadas para enfrentar os desafios da vida”, completou o prefeito.

O novo Cmei está localizado na Rua Delmiro Gouveia e possui 2.100,77 m² de área construída, com ambientes arejados e confortáveis. Titular da Smed, Thiago Dantas contou que essa foi a 37ª escola entregue pela gestão desde 2021 e destacou a importância da infraestrutura.

“É um equipamento de altíssimo padrão. Quando a gente olha o antes e o depois, a mudança é muito significativa. É um equipamento que não deixa nada a desejar a nenhuma escola particular e que faz parte desse, que é o maior programa em infraestrutura da rede municipal de Salvador de todos os tempos. É um equipamento de ponta, com uma equipe pedagógica comprometida e infraestrutura requalificada”, afirmou Thiago Dantas.

Estrutura – As 380 vagas serão distribuídas entre os dois turnos, sendo 150 alunos pela manhã, mais 150 à tarde, e 80 em tempo integral (Grupos I e II). O novo prédio tem acessibilidade total, 10 salas de aula totalmente climatizadas e ambientes alternativos: parque infantil, acolhimento, recreio coberto, brinquedoteca, sala de multiuso, refeitório, quadra de esportes, guarita com sanitário de apoio, sanitários PCD, além de suporte necessário para atender a comunidade escolar.

A nova escola era uma reivindicação antiga da comunidade. A diretora do Cmei Rafael Oliveira, Nara Marta Rodrigues, explicou que o prédio original tinha 40 anos, era menor e apresentava problemas. Ela está há 17 anos no comando da unidade e contou que pais reclamavam da falta de vagas para os filhos na região.

“Quando iniciamos o processo de matrícula informatizada, constatamos que Cajazeiras era o bairro que tinha o maior número de crianças, e Cajazeiras VIII ficou com mais de 300 crianças em fila de espera por uma vaga. Estivemos na Smed e pedimos que houvesse uma ampliação das unidades escolares, e Bruno Reis fez a promessa de que não faria apenas uma reforma, mas que teríamos uma unidade muito melhor. Ele cumpriu o que prometeu”, afirmou a diretora.

Pais e estudantes aproveitaram a presença do prefeito e a inauguração, nesta terça-feira, para conhecer a nova escola. A atendente Juliana Cruz, 30 anos, tem um filho de 4 anos matriculado no Cmei e contou uma experiência pessoal que vivenciou na antiga escola.

“A estrutura estava bem precária. Eu sofri um acidente e vim algumas vezes na escola, mas não consegui entrar porque não tinha condições de acesso para uma pessoa que se encontrava com dificuldade de locomoção. Agora, está uma maravilha. Fico mais tranquila também por meu filho, porque a estrutura ficou muito boa e arejada”, contou Juliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *