Nelson Rufino recebe título de Embaixador Sustentável do Carnaval de Salvador

Entretenimento Notícias Locais

Fotos: Joka Gueiros/Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Priscila Machado/ Secom PMS

O cantor e compositor Nelson Rufino recebeu, durante a abertura oficial da folia, a placa de Embaixador do Carnaval Sustentável de Salvador 2026. A homenagem foi concedida pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em reconhecimento à trajetória artística e à contribuição do artista para o samba, ritmo que é o grande homenageado da festa este ano.

A entrega da honraria ocorreu em clima de celebração, reforçando a conexão entre cultura e responsabilidade socioambiental na maior festa popular do país.

“Eu só tenho a agradecer por estar vivendo toda essa emoção e todo esse momento em vida. Eu sou da terra do axé, o axé nasceu aqui e o samba é um complemento para a minha felicidade como sambista, que vem lá dos velhos tempos de batucada com Apache e escola de samba. Hoje, eu vejo uma garotada segurando a viola com muita dignidade, então eu estou muito feliz com o que está acontecendo com o samba da Bahia”, afirmou Nelson Rufino.

Para ele, na terra onde nasceu o axé, o samba é uma redundância. “Tem uma música minha que diz no final: ‘viva o samba brasileiro, oriundo dos terreiros, de Mãe Preta, de além-mar, das cantorias de louvor aos orixás’. Então o samba é uma redundância de todas essas coisas. E tudo começou com o Recôncavo, que eu costumo dizer que é a grande semente que permanece até hoje de samba da Bahia e do Brasil. É a grande semente o Samba de Roda e eu agradeço muito pela homenagem.”

Para a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, reconhecer Nelson Rufino como Embaixador Sustentável do Carnaval é valorizar a memória viva da cultura baiana.

“Isso reafirma o compromisso da cidade com um Carnaval que respeita suas raízes e projeta o futuro. Ele representa a essência do samba da Bahia, uma tradição que atravessa gerações e constrói a identidade cultural de Salvador. Ao unir essa trajetória à pauta da sustentabilidade, mostramos que é possível celebrar a nossa maior festa com responsabilidade, cuidado com a cidade e respeito às pessoas que fazem o Carnaval acontecer”, afirmou.

Escolha – Para o secretário da Secis, Ivan Euler, a escolha do artista dialoga diretamente com o tema da festa e com o papel transformador da cultura. “Neste ano em que o Carnaval de Salvador homenageia o samba, nada mais simbólico do que reconhecer Nelson Rufino, um dos grandes representantes desse gênero na nossa cidade, como Embaixador Sustentável. Ele carrega a força da nossa tradição e, a partir de agora, também fortalece a mensagem de que é possível fazer uma festa grandiosa com responsabilidade ambiental”, destacou.

Ivan Euler ressaltou ainda que a campanha do Carnaval Sustentável busca engajar artistas e lideranças culturais na mobilização dos foliões. “Os embaixadores têm um papel fundamental de inspirar atitudes conscientes. Queremos que cada folião entenda que pequenas ações, como o descarte correto de resíduos e o respeito aos espaços públicos, fazem toda a diferença para construirmos um Carnaval cada vez mais sustentável”, acrescentou o secretário.

Filho de Nelson Rufino, sambista e organizador do Bloco Amor e Paixão, Fernando Rufino também comentou a honraria: “Toda homenagem em vida é muito satisfatória e excelente. E esse título integra uma série de condecorações que ele vem recebendo: o Palco Nelson Rufino na Orla de Pituaçu, a estátua e título de padrinho. Ficamos felizes com isso. É uma história de uma obra tão bonita e tão rica, consolidada na Bahia, no Brasil e no mundo. Feliz também porque este ano a Prefeitura trouxe o samba como tema do Carnaval. Daqui a pouco colocamos o nosso bloco, que é o Amor e Paixão. E vamos que vamos.”

SustentaFolia – Além de Nelson Rufino, a baiana de acarajé Maria Emília Bittencourt também será homenageada, ao longo do Carnaval, com a placa de Embaixadora do Carnaval Sustentável 2026. A escolha reforça a valorização das tradições culturais e gastronômicas da cidade, além da parceria histórica estabelecida entre a Secis e as baianas por meio do projeto SustentaFolia.

A iniciativa promove ações de conscientização ambiental junto às trabalhadoras, incentivando práticas mais sustentáveis durante a festa, como o descarte adequado de resíduos e o uso consciente de recursos. A homenagem reconhece o papel das baianas de acarajé como símbolos da identidade soteropolitana e protagonistas de uma folia mais responsável.

Já são 13 anos da campanha Carnaval Sustentável. Neste período, já foram homenageados nomes como Luiz Caldas, Monique Evelle, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Durval Lelys, Claudia Leitte entre outros.

Mobilização – Promovida pela Secis, a campanha dos Embaixadores do Carnaval Sustentável integra um conjunto de ações que visam equilibrar os aspectos sociais, econômicos e ambientais da festa.

Ao longo dos anos, artistas e personalidades de destaque têm contribuído para ampliar o alcance da mensagem, reforçando que alegria e consciência ambiental devem caminhar juntas.

Programação – O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro de 2026. A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval. salvador.ba.gov.br e no salvadormeucarnaval no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *