Relançamento do serviço deve ajudar o Twitter a aumentar a receita em um momento em que Musk tenta reter anunciantes,
Elon Musk disse que restabeleceria contas suspensas no Twitter, trazendo de volta usuários que anteriormente haviam sido banidos por postar discurso de ódio, incitar a violência ou se envolver em outro comportamento que violasse suas políticas. As contas devem ser reestabelecidas a partir da semana que vem, quando o serviço de verificação por cores também será implementado.
De acordo com o bilionário, a anistia começaria na próxima semana, desde que as contas não “violassem a lei ou se envolvessem em spam flagrante”. Ele tomou a decisão após consultar os usuários da plataforma. “Vox Populi, Vox Dei”, ele twittou, uma frase latina que significa que a voz do povo é a voz de Deus.
Desde que ele assumiu o Twitter, a rede social restabeleceu várias contas importantes, incluindo as pertencentes ao ex-presidente Donald Trump, ao rapper Kanye West e à comediante Kathy Griffin. No entanto, Musk também twittou recentemente que não iria restabelecer a conta do teórico da conspiração Alex Jones. Não ficou claro quantas outras contas seriam restabelecidas.
O bilionário que também é dono da Tesla se descreveu como um absolutista da liberdade de expressão e disse que o Twitter geralmente deveria intervir apenas para cumprir as leis locais.
Já o selo de verificação deve voltar na próxima sexta-feira com cores diferentes para indivíduos (azul), empresas (ouro) e governos (cinza), depois que um lançamento inicial mal feito levou a um aumento de usuários que se passam por celebridades e marcas na plataforma.
“Doloroso, mas necessário”, disse ele, acrescentando que as contas verificadas serão autenticadas manualmente antes que uma verificação seja ativada.
O serviço, ao custo de 8 dólares por mês, permitirá que os indivíduos tenham um logotipo menor e secundário de suas organizações, se verificado por eles, disse Musk em outro tuíte nesta sexta-feira que prometeu uma “explicação mais longa na próxima semana.”
Busca por receita
A plataforma de mídia social adiou na segunda-feira o relançamento do serviço, que deve ajudar o Twitter a aumentar a receita em um momento em que Musk tenta reter anunciantes depois de comprar a empresa no mês passado por US$ 44 bilhões.
O serviço de assinatura, que foi denominado por Musk como um “grande nivelador”, foi interrompido em 11 de novembro quando as contas falsas cresceram rapidamente, fingindo ser o próprio Musk e a Tesla, e geraram prejuízos quando um usuário fingindo ser a farmacêutica Eli Lilly tuítou que a insulina seria gratuita, provocando uma queda nas ações da empresa.
A turbulência levou várias empresas, incluindo General Motors e United Airlines, a pausar ou retirar anúncios na plataforma. O crescimento de usuários no Twitter, no entanto, está nas máximas históricas, de acordo com Musk.
(Com Estadão Conteúdo e Reuters)