Esquadrão de Aço volta a superar Proletário na final do Nordestão e fica isolado como maior campeão regional
Salvador, BA, 06 (AFI) – O Bahia confirmou seu favoritismo e voltou a superar o Confiança, neste sábado, garantindo assim o penta inédito ao conquistar a Copa do Nordeste 2025. Dentro da Arena Fonte Nova, o Esquadrão goleou o Dragão por 5 a 0 e somou o quinto título do Nordestão: hat-trick de Tiago, e um de Lucho Rodríguez e Rezende.
Com mais um troféu na galeria, o Tricolor de Aço se isola no maior número de taças, superando inclusive o arquirrival Vitória, que ganhou quatro vezes. O Proletário, por outro lado, assegura o vice pela primeira vez na história, fechando sua temporada.
Os baianos voltam a campo já nesta quarta-feira (10), às 19h, na volta das quartas de final da Copa do Brasil após triunfar na ida por 1 a 0; jogo será no Maracanã.
ESQUADRÃO AVASSALADOR
Fazendo valer o apoio da torcida, que se fez presente em grande número, o Bahia começou em cima do Confiança. Dominante, o Esquadrão abriu o placar logo aos cinco: após troca de passes, Rodrigo Nestor levantou pela esquerda e Tiago chegou para completar, de primeira, para o fundo do gol.
A pressão deu sequência e a vantagem foi ampliada: Iago Borduchi cruzou para Lucho Rodríguez acertar um chutaço.
O que já estava fácil, foi ficando ainda mais tranquilo a favor dos tricolores. Depois de corte parcial numa cobrança de escanteio, Sidney pegou da entrada da área e mandou uma bomba; Rezende pulou na bola e a desviou para o gol.
Mais retraído, o Dragão ainda tentou reagir nos contra-ataques, porém pouco foi criativo e sequer assustou a meta adversária.
Em clima de festa e avassalador dentro das quatro linhas, o Tricolor de Aço marcou mais duas vezes ainda antes do intervalo. Na primeira, Iago levantou com precisão e encontrou a cabeça de Tiago, que testou já tirando do alcance do goleiro azulino.
Logo depois, Cauly encontrou um bom passe para o centroavante; o prata da casa estava livre de marcação e bateu na saída de Allan.
VANTAGEM CONSOLIDADA
Na volta para a etapa final, o Bahia se manteve inalterado, já o Confiança promoveu três novidades para dar um novo panorama, apesar do placar elástico contra inclusive no agregado. Assim, inclusive, teve sua primeira finalização: Luiz Otávio recebeu na entrada da área e bateu próximo à trave direita.
O Esquadrão, por outro lado, ficou mais cauteloso por já ter um bom resultado a seu favor.
Aproveitando a goleada, Rogério Ceni realizou suas primeiras substituições: Zé Guilherme e Vitinho foram acionados nos lugares de Iago e Michel Araújo, respectivamente.
Pouco depois, colocou Éverton Ribeiro e Juninho nas vagas de Sidney e Cauly, enquanto Luizinho Vieira optou por Rafinha substituindo Weriton, o que não mudou muito o cenário pelos dois lados.
Mesmo com o 5 a 0 no marcador, o Bahia teve duas oportunidades para marcar pela sexta vez e ampliar. Na primeira destas, Gilberto cruzou rasteiro e Lucho Rodríguez chegou chutando, mas sem muita força e Allan defendeu seguro.
Mais perto do fim, em novo cruzamento do lateral-direito tricolor, Gabriel Xavier foi quem tentou, porém mandou sobre a barra.
FICHA TÉCNICA
Bahia
Ronaldo (Danilo Fernandes);
Gilberto, Gabriel Xavier, Rezende e Iago Borduchi (Zé Guilherme);
Sidney (Éverton Ribeiro), Rodrigo Nestor, Michel Araújo (Vitinho) e Cauly (Juninho);
Luciano Rodríguez e Tiago.Técnico: Rogério Ceni
Confiança-SE
Allan;
Valdo, Eduardo Moura e Renilson;
Weriton (Rafinha), Luiz Otávio (Fabrício), Dionísio (Vitinho), Matheusinho e Airton (Maicon);
Ronald Camarão e Neto (Breyner Camilo).Técnico: Luizinho Vieira