Em jogo eletrizante, Vitória vira no fim, vence o Bahia e larga em vantagem na final do Baiano

Esporte

Tricolor converteu as poucas chances claras que teve; Leão buscou o resultado até o fim

Um jogo eletrizante no Barradão. Com gol no fim, o Vitória venceu o Bahia, de virada, por 3 x 2, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano. Com a bola rolando, o Leão foi mais contundente e buscou o gol a todo tempo. O Tricolor foi letal no começo da segunda etapa e abriu vantagem de dois gols. Mas viu o rival buscar o placar.

Mateus Gonçalves, duas vezes, e Iury Castilho, nos acréscimos, garantiram a vitória rubro-negra. Thaciano e Cauly descontaram. Com o resultado, o Leão joga pelo empate no próximo domingo (7), na volta, na Arena Fonte Nova, às 16h. Já o Tricolor vai precisar vencer por dois ou mais gols de diferença.

O jogo – Vitória x Bahia

Os primeiros 20 minutos foram do Vitória. Com um meio de campo formado por três volantes, os donos da casa ‘empurraram’ o Bahia para o campo de defesa e, sobretudo com jogadas pelos lados, chegavam com perigo. PK, Matheusinho, Zeca e Osvaldo participativos na frente.

Aos 16, em meio aos ataques, o Leão perdeu a grande chance da primeira etapa. Após saída de bola errada do goleiro Marcos Felipe, o atacante Alerrando, ainda antes da meia lua, desperdiçou grande chance com o gol vazio. A bola passou ao lado da trave direita.

Com 30 jogados, a tônica da partida, truncada, ainda era de um Vitória mais contundente e agressivo na marcação. Do outro lado, o Esquadrão, quando tinha a bola, buscava desacelerar o ritmo rubro-negro e rodar a bola. O meia Everton Ribeiro foi o destaque no jogo tricolor.

Já na reta final, o confronto se desenhava mais equilibrado. O Bahia já rondava com mais frequência a área adversária, e se não fosse Wagner Leonardo, aos 47, salvando em cima da linha cabeçada de Thaciano, a primeira etapa não terminaria zerada. Mas o 0 x 0 seguiu.

Na volta do intervalo, o Bahia precisou de exatos 26 segundos para abrir o placar. Após lindo passe de Juba, em profundidade, Cauly invadiu a área e tocou na medida para Thaciano, sozinho, empurrar para o gol aberto. 1 x 0 e vantagem tricolor na final.

O tento tricolor, no entanto, não desanimou o Vitória. E nem mesmo a torcida rubro-negra, que cantava ainda mais alto no Barradão. E o Leão respondia. Alerrandro arriscou de fora da área para defesa de Marcos Felipe. No rebote, Wagner Leonardo dividiu com o goleiro.

Mas o Bahia foi letal na resposta. Aos 17, Juba avançou na área e levantou, na medida, para Cauly finalizar próximo à segunda trave. Uma vantagem, diga-se, que não demorou para ser diminuída. Menos de cinco minutos depois, aos 21, Mateus Gonçalves anotou para o Leão.

O gol, naturalmente, deu gás ao Vitória para buscar o empate. Mas o time esbarrava no nervosismo. Apesar de rondar a área visitante, o Esquadrão mostrou solidez e pouco sofreu, de fato, com as investidas rubro-negras. Pelo contrário, por pouco não marcou.

Aos 39, em contra-ataque veloz, quase saiu o terceiro tento tricolor. Arcanjo salvou. Um susto que antecipou a alegria. Com 42, Mateus Gonçalves marcou mais um e deixou tudo igual. Já nos acréscimos, Castilho virou para o Leão, que garantiu vantagem para a volta.

FICHA DO JOGO

VITÓRIA 3
Lucas Arcanjo; Zeca, Wagner Leonardo, Camutanga e PK; Willian Oliveira (Mateus Gonçalves), Dudu (Lucas Esteves), Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro (Gamalho). Técnico: Léo Condé.

BAHIA 2
Marcos Felipe; Santiago Arias, Kanu, Cuesta e Rezende; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Ademir) e Cauly; Luciano Juba (Caio Roque) e Thaciano (David Duarte). Técnico: Rogério Ceni.

Local: Barradão, em Salvador (BA)
Gols:
 Mateus Gonçalves e Iury Castilho (VIT); Thaciano e Cauly (BAH)
Cartões amarelos: 
Rodrigo Andrade e Dudu (VIT); Caio Alexandre e Thaciano (BAH)
Público: 
30.793
Renda:
 R$ 863.763,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *