Petista e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), vão receber os diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber, nesta segunda-feira (12), no Tribunal Superior Eleitoral no (TSE), o diploma confirmando que está apto a tomar posse do governo federal. A cerimônia reforça a vitória eleitoral em meio a atos antidemocráticos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado na tentativa de reeleição.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, Lula pretende terminar de definir a composição do primeiro escalão de seu governo nos dias seguintes à diplomação. Os primeiros nomes, como o de Rui Costa, para comandar a Casa Civil, e Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda, foram anunciados na sexta-feira (9). Ainda não se sabe qual será o total de pastas nos ministérios.
O petista e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), vão receber os diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, um dos alvos principais de manifestações bolsonaristas e dos discursos do próprio presidente.
Lula, Alckmin e Moraes devem discursar no evento do TSE. Em 2018, quando foi diplomado, Bolsonaro elogiou a Justiça Eleitoral e disse que governaria para todos.